sábado, 6 de agosto de 2011

Revelado mecanismo que permite progressão do Câncer


Descoberta pode contribuir para novos tratamentos
Movimento das células cancerígenas é regulado pela proteína RasGRF
O mecanismo molecular que favorece a deslocação das células cancerígenas foi desvendado por investigadores britânicos e espanhóis. A descoberta, publicada na revista "Nature Cell Biology", explica o funcionamento das metástases do câncer ao demonstrar que o movimento das células cancerígenas é regulado pela proteína RasGRF, cuja ausência provoca um aumento da capacidade invasiva das células.
De acordo com esta investigação realizada por cientistas do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia da Cantábria(IBBTEC), em Espanha, com a colaboração do Instituto de Investigação contra o Câncer de Londres no Reino Unido, quando os níveis dessa proteína descem, o movimento das células cancerígenas torna-se mais rápido e eficaz ao ultrapassar obstáculos, como macromoléculas e outros pequenos espaços que podem surgir na área extracelular.
A equipe de Piero Crespo, do IBBTEC, identificou ainda que é essa mesma proteína que modula a mudança de movimento das células cancerígenas, já que, quando está presente em altos níveis, as funções da enzima Cdc42 são inibidas e as células mantêm o seu movimento normal.
Por outro lado, quando a RasGRF não está presente, a enzima Cdc42 fica hiperativa e muda o tipo de movimento das células.
Os investigadores frisaram ainda que ao ser revelado o mecanismo molecular que regula a capacidade invasiva de um tumor tão agressivo e difícil de tratar como o melanoma, abrem-te também portas para que no futuro se possam desenvolver “novos medicamentos moleculares para tratar este tipo de tumores”.

Um comentário:

  1. Entãoo simbora tomaar bastante RasGRF pá nunca ter câncer u.u' AUSHAUS
    é isso né? AUSHUAh'

    Problema são os efeitos colaterais :X:X:X:X

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.