sábado, 20 de agosto de 2011

Anatomia Humana - Animações em 3D da 3B Scientific

As animações 3D da 3B Scientific são sensacionais, passando principalmente a impressão da relação espacial de estruturas anatômicas específicas. Faça o download das animações na versão de proteção de tela ou projetor ou recomende-as a um amigo que possa estar interessado. 

Para poder assistir as animações 3D, você precisará dos programas Macromedia ou Adobe-Plugin Shockwave.
Explosão do Crânio

“Exploda” o crânio e una-o de novo. Você também pode girar o modelo livremente em até 360º, para observar todos os lados do crânio “explodido”. E é claro que também é possível fazer um zoom do crânio, para ver todas as estruturas bem de perto. Clique para interagir!

O Torso
Faça o zoom do torso e gire-o, para ir descobrindo todos os seus detalhes. Desmonte o modelo e veja de perto a disposição dos órgãos e partes internas. Conheça de perto o cérebro, pâncreas, estômago, pulmões, coração e muito mais. Clique para interagir!

O Cérebro Humano
Observe os lobos frontal, parietal, temporal e occipital. Faça o zoom e penetre no cerebelo, para examinar todos os seus detalhes e ver as minúcias do tronco cerebral. Modelo natural digitalizado de um cérebro humano. Clique para interagir!

O Ombro
Observe os músculos subescapular. infra-espinhoso, supra-espinhoso e redondo menor, a escápula/clavícula e o úmero de diversos ângulos. Clique em animação para as peças se separarem. Clique para interagir!

O Coração
Dê uma olhada no coração humano! Faça o zoom e penetre nos ventrículos e aurículas. Conheça e compreenda as inter-relações topográficas dos vasos sanguíneos, como por exemplo, veia cava, aorta e a cavidade torácica. Clique para interagir!

O Olho
Representação animada que ajuda a melhorar a compreensão anatômica do olho humano. Desmonte o olho e observe a esclera, coróide, cristalino e vítreo. O processo de visão também é ilustrado, mostrando um feixe de luz passando pelo cristalino projetado sobre a retina. Clique para interagir!

A Orelha
Retire a membrana do tímpano e volte a colocá-la no lugar. Essa animação representa estruturas anatômicas, como por exemplo, o tubo auditivo externo, cóclea ou nervo auditivo ou do equilíbrio (labirinto). Observe o ouvido interno, médio e externo desde todos os ângulos. Clique para interagir!

Anatomia Humana de um jeito diferente

Olá pessoal, como estão? Espero que bem. Hoje vou postar umas fotos de anatomia humana bem interessantes. Eu as vi num site a muito tempo atrás e nunca mais achei. Hoje pelo acaso as encontrei. Espero que gostem delas, são bem artísticas, bem interessantes.
Abraços e beijos








Glóbulo Branco atacando bactéria

Bom, como alguns sabem, outros não, gosto muito da área de análises clínicas, microbiologia, imunologia, área forense (que pretendo trabalhar e tals), vim postar um vídeo super legal de um glóbulo branco atacando uma bactéria. O vídeo é de 2006 mas achei interessante mostrar ele aqui no blog " )

Ele mostra um glóbulo branco (ou leucócito) “caçando” uma bactéria (o ponto preto que parece ter um tique nervoso). As outras células que estão à volta e nada fazem são os glóbulos vermelhos (ou hemácias):



Bacana, não? Para o caso do vídeo acima ficar indisponível, fiz algumas imagens para ilustrar a “caçada”:

Para quem faltou às aulas de biologia, os glóbulos brancos são células responsáveis pela defesa do organismo e se dividem em vários tipos. O que é mostrado no vídeo, por exemplo, é um neutrófilo. Elas têm o poder de se mover e capturar qualquer microorganismo que represente uma ameaça, no melhor estilo PacMan.

Já os glóbulos vermelhos, aqueles que ficaram de “figurantes” na caçada mostrada no vídeo, e têm como principal função levar oxigênio para todo o corpo.

Pois é, enquanto você lê este texto, há verdadeiras batalhas épicas acontecendo bem aí, dentro do seu corpo. Sem tropas… digo, sem glóbulos brancos em quantidade suficiente, não preciso nem dizer o que acontece, né?

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Foto aérea registra aglomeração com 5 mil morsas no Alasca

Derretimento do gelo força migração de animais marinhos para terra.
Fenômeno pode causar mortes de exemplares, diz agência norte-americana.

Grandes rebanhos de morsas começaram a se reunir na costa do Alasca, deixando de lado o gelo do mar rumo à areia. Na última quarta-feira, o Laboratório Nacional de Mamíferos Marinhos, dos Estados Unidos, fez uma foto aérea na região do Mar Chukchi, na praia de Point Lay, de um rebanho com aproximadamente 5 mil morsas. A imagem foi divulgada nesta sexta-feira (19).

O fenômeno de migração desses animais marinhos para a terra passou a ocorrer com mais frequência depois que o gelo marinho das regiões costeiras, encontrado sobre águas rasas, passou a derreter mais rapidamente e rumar para regiões da Bacia do Ártico com profundidade maior (acima de 3 mil metros). Cientistas afirmam que o fato é reflexo do aquecimento global.
Imagem divulgada nesta sexta-feira (19) de um aglomerado de morsas na costa do Alasca. Derretimento do gelo em regiões com água rasa tem fomentado a migração destes animais marinhos para ambientes terrestres (Foto: AP)

As morsas podem mergulhar até 600 metros de profundidade em busca de alimentos. Entretanto, as plataformas continentais de gelo ficam em regiões com profundidade de 10 mil pés ou mais.

Segundo Bruce Woods, porta-voz do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, o aglomerado de animais oferece risco de vida aos espécimes. Em 2009, quando este fenômeno foi registrado pela segunda vez (a primeira vez ocorreu em 2007), mais de 130 morsas morreram esmagadas em um distúrbio que pode ter sido causado por ursos polares, caçadores humanos ou mesmo devido ao sobrevoo de uma aeronave na região.
Morsas podem mergulhar até 600 metros de profundidade, mas com o derretimento do gelo, as plataformas glaciais tem rumado para áreas com profundidade de 3 mil metros na Bacia do Ártico (Foto: Reuters)
Fonte: G1.Globo.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cientistas criam 1º animal com informação artificial no código genético

A técnica poderia dar aos biólogos controle total sobre as moléculas em organismos vivos.

Imagem do verme 'Caenorhabditis elegans', queteve o seu código genético manipulado cominformações artificiais. (Foto: BBC)

Pesquisadores da Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha) criaram o que alegam ser o primeiro animal com informação artificial em seu código genético.

A técnica, segundo os cientistas, pode dar aos biólogos "controle átomo por átomo" das moléculas em organismos vivos.

O trabalho da equipe de pesquisadores usou vermes nematoides e foi publicado na revista especializada Journal of the American Chemical Society.

Nos organismos naturais vivos, são encontrados apenas 20 aminoácidos, unidos em diferentes combinações para formar as dezenas de milhares de proteínas diferentes necessárias para manter a vida.

Mas os pesquisadores Jason Chin e Sebastian Greiss fizeram um trabalho de reengenharia da máquina biológica do verme para incluir um 21º aminoácido, não encontrado na natureza.

Os vermes, da espécie Caenorhabditis elegans, têm um milímetro de comprimento, com apenas mil células formando seu corpo transparente.

Segundo o estudo, o que torna o animal único é que seu código genético foi estendido para criar moléculas biológicas que não são conhecidas no mundo natural.

Genes são as unidades hereditárias dos organismos vivos que os permitem construir o seu mecanismo biológico - as moléculas de proteína - a partir de "blocos de construção" mais simples, os aminoácidos.


Proteína

Jason Chin, do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge, afirma que a técnica tem um potencial transformador, pois proteínas poderão ser criadas sob controle total dos pesquisadores.

Mario de Bono, especialista em vermes Caenorhabditis elegans e que também trabalha no Laboratório de Biologia Molecular, afirma que este novo método poderá ser aplicado em uma ampla variedade de animais.

No entanto, até o momento, esta é apenas uma prova de um princípio. A proteína artificial que é produzida em cada célula do minúsculo corpo do verme contém um corante fluorescente que brilha em uma cor de cereja quando colocada sob a luz ultravioleta. Se o truque genético tivesse fracassado, não haveria o brilho.

Chin afirma que qualquer aminoácido artificial poderia ser escolhido para produzir novas propriedades específicas, e De Bono sugere que esta abordagem agora pode ser usada para introduzir em organismos proteínas criadas que podem ser controladas pela luz.

Os dois pesquisadores agora planejam colaborar em um estudo detalhado de células neurais no cérebro do nematoide, com o objetivo de ativar ou desativar neurônios isolados de forma precisa e com minúsculos flashes de laser.

Fonte: Biólogos.bio

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Células-Tronco: a chave da regeneração

Foto: DCI
O documentário mostra os avanços que fazem das células-tronco a grande esperança para o futuro da medicina. Pesquisas e tratamentos experimentais têm ajudado a salvar vidas e a melhorar radicalmente as condições de pacientes de doenças neurológicas e cardíacas, além de casos de cegueira e diabetes.

Conheça a história de pessoas como Ítalo, que sofre de uma doença neuromuscular de origem genética, e saiba como experiências com cobaias animais, hoje em curso no Brasil, dão esperança a jovens portadores de doenças degenerativas e vítimas de lesões da medula.

O documentário expõe um cenário fascinante e polêmico que desafia os limites do ser humano diante da vida e da morte.

Parte I:



Parte II:




Fonte: Blog Discovery Brasil

domingo, 14 de agosto de 2011

Conheça alguns 'bons papais' do reino animal

Assim como os homens, alguns animais também cuidam de seus filhos dividindo, ou até tomando para si, a responsabilidade com os pequenos. (Foto: Getty Images)

(Confira mais papais do reino animal no final da matéria)

O instinto paternal parece ser um privilégio apenas dos humanos, mas no reino animal alguns 'bons papais' chamam a atenção. Assim como os homens, alguns animais também cuidam de seus filhos dividindo, ou até tomando para si, a responsabilidade com os pequenos.

Segundo a bióloga Marta Elena Fabián, Doutora em zoologia e Diretora do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), "as espécie têm diferentes estratégias evolutivas que podem incluir o cuidado com a prole, segundo o que é mais vantajoso para cada uma". E quando existe este cuidado com os filhotes - chamado 'cuidado parental' - geralmente se dá através da mãe.

Para algumas espécies, porém, o melhor é que os dois, pai e mãe, se revezem nestes cuidados; e para outras, a forma encontrada para garantir a evolução é que o pai tome conta sozinho da cria. "Nestas casos é mais importante para a espécie que a fêmea esteja livre para reproduzir-se novamente", afirma a bióloga.

Vários machos de espécies de mamíferos e aves apresentam este comportamento de cuidado parental, zelando pela alimentação e proteção dos filhotes. Algumas aves do sexo masculino, inclusive, constroem o ninho e cuidam dos ovos na ausência da fêmea.

Estas duas classes são mesmo as campeãs em cuidados dos machos com os filhotes no reino animal, mas não as únicas.

Um dos mais curiosos papais da natureza - por exemplo - é um anfíbio, o sapo dos dedos azuis (Colostethus caeruleodactylus). Esta espécie de sapo tem um comportamento de cuidado parental tão complexo quanto o das aves ou dos mamíferos, informou o Departamento de Zoologia da UFRGS. Nesta espécie, a relação paternal envolve a presença direta do pai, que constantemente limpa o ninho, hidrata os ovos urinando sobre eles e defende o território contra predadores.

Entre 25 a 40 dias depois do nascimento dos girinos, o macho 'chama' seus filhotes para carregá-los até a água. Um a um, os pequenos vão subindo às costas do papai que os leva de uma só vez para o local onde poderão se desenvolver. O número médio de girinos sendo carregados é de 24, mas pode chegar a até 48.

Para Aline Quadros, bióloga do Departamento de Zoologia da UFRGS, outro bom exemplo é o cavalo-marinho. "É interessante porque é o macho que carrega os ovos em vez da fêmea. Ela deposita-os numa espécie de bolsa ventral que o macho carrega, onde são incubados até o nascimento dos filhotes, já completamente formados", informou.

O período de pregnância em cavalos-marinhos varia com a espécie e temperatura da água. Para a espécie brasileira H. reidi, este período se estende de 12 a 20 dias, dependendo da temperatura. No nosso clima tropical, o macho fica cerca de 12 dias carregando os filhotes.

Segundo a bióloga, existem muitos outros exemplos de "papais carinhosos" na natureza, entre eles, insetos e opiliões (animais semelhantes às aranhas), onde os machos geralmente constroem o ninho e cuidam dos filhotes. "Os machos de algumas espécies de aves ficam responsáveis por buscar comida para os filhotes e também defendem o ninho a todo custo para que nenhum predador se aproxime", lembrou.

Semelhanças com os homens
Mas os animais que apresentam comportamento mais parecido com o dos homens são mesmo os outros primatas.

Segundo Eduardo Ottoni, etólogo do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (USP), "entre os primatas, a espécie humana é a única que investe de forma extrema em instinto paternal". Porém, os saguis podem ser considerados bons pais, segundo o especialista.

Os sagüis machos fornecem geralmente tanto cuidado parental quanto as fêmeas, mais que elas em alguns casos. Esta espécie formar uma microestrutura familiar, que se constitui no casal reprodutor e suas proles. As fêmeas de sagüi normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos pequenos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar, afirma o etólogo.

Outros "bons papais"
Pinguim - Normalmente, os pinguins machos ficam com o ovo e o aquecem enquanto a fêmea sai em busca de alimento para o filhote que está para nascer. Quando a fêmea retorna, os papéis se invertem e é a vez do papai pinguim conseguir o alimento.
Sagui - Os adoraveis saguis do sexo masculino são os responsáveis pela maioria dos cuidados de seus filhos recém-nascidos, enquanto suas companheiras do sexo feminino se recuperam durante várias semanas após o parto. Os bebês saguis podem pesar até 25 por cento do peso da mãe do corpo, tornando o processo de parto difícil e exigente. Portanto, cabe ao pai, alimentar, proteger e cuidar das necessidades dos bebês.


O macho do peixe-palhaço  vigia os ovos até o nascimento dos alevinos. Além disso, na presença de predadores, ele cuida dos filhotes colocando-os na boca até o perigo passar.
Peixe-palhaço - Na época de reprodução, o macho 'arruma' uma área sobre uma rocha próxima à anêmona que o casal escolhe como 'casa'. E ali a fêmea põe seus 300 a 700 ovos, que são vigiados pelo macho até o nascimento. Além disso, na presença de predadores, os papais de peixe-palhaço cuidam dos alevinos colocando-os na boca até o perigo passar.
O avestruz macho se encarrega de chocar os ovos e cuida da cria até a idade adulta.
Avestruz - Os machos vivem em verdadeiros haréns, pois para cada macho há cerca de sete fêmeas. Enquanto elas botam os ovos - em média 50 por estação -, eles se encarregam de chocá-los. Tomam conta dos filhotes e cuidam da cria até a idade adulta.

Cisne de pescoço preto - os machos desta espécies chamam a atenção pela dedicação com os filhotes, enquanto a mãe sai em busca de comida. "O macho fica responsável por cuidar do ninho e proteger o território nos momentos em que a fêmea sai para caçar. Além disso, o casal se reveza no transporte dos filhotes, carregando-os de um lado para o outro nas costas até que eles aprendam os primeiros passos", segundo o. biólogo Marcelo Linck, do Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul.

O pica-pau macho constrói o ninho e se reveza com a fêmea  na chocagem dos ovos. Depois do nascimento, os filhotes precisam que o pai busque o alimento, triture-o e o coloque em seus bicos.
Pica-pau - O macho pode ficar vários anos com uma mesma fêmea. Nesse meio tempo, constróem o ninho juntos e se revezam na chocagem dos ovos. Os filhotes são muito dependentes dos pais após o nascimento e precisam que o pai busque o alimento, triture-o e o coloque em seus bicos.



Lobo-guará - Os machos são os responsáveis pela alimentação da fêmea e de todos os filhotes. Enquanto a mãe fica com os filhotes, o macho sai do ninho para caçar e trazer comida.

Leão - Embora esses grandes pais sejam conhecidos por serem um pouco preguiçosos, eles também são pais tolerantes. Um macho pode ter até 7 leoas o que pode significar até 20 filhotes correndo por todos os lados.
Raposa Vermelha - Enquanto as raposas vermelhas mamães ficam com as crianças na sala, cabe a estes pais levar comida a cada 4-6 horas para sua família exigente. Os machos participam de todas as fases da criação de seus filhos, quando estes já estão mais crescidos chamam os filhotes para longe das mães para brincar com eles. Quando os filhotes ficarem ainda maiores, é o papai que ensinará a caçar, farejar alimentos e se proteger dos perigos.



O cavalo-marinho macho é quem carrega os ovos. A fêmea os deposita em uma bolsa ventral no macho, onde eles são incubados até o nascimento dos filhotes
Cavalo-Marinho - Os machos desta espécie estão no topo da lista de Pais devotados e merecem nossa admiração. O cavalo-marinho é um animal monogâmico que realmente carrega os ovos de sua companheira em sua barriga. Ele corteja sua companheira com uma dança até que ela transmite os ovos através de um tubo em seu corpo. Estes pais podem transportar até 1.000 ovos. Os cavalos-marinhos machos exibem orgulhosamente sua barriga que se desenvolvera por 3 semanas, crescendo até o ponto em que dão à luz de 100 a 250 cavalos marinhos com 1 centímetro cada um.
Ema - Tal como os leões, o macho da Ema possue o seu harém com até 12 fêmeas. São os futuros papais os responsáveis por incubar os ovos de seu grupo, irá chocar até 60 ovos durante um período de quarenta dias e quando os filhos nascem, é o pai que irá criá-los sozinho.


Exemplos de bons pais, os sagüis machos sempre carregam os pequenos. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar.O cisne macho é o responsável por cuidar do ninho nos momentos em que a fêmea sai para caçar. Além disso, ele se reveza com a fêmea no transporte dos filhotes, carregando-os de um lado para o outro nas costas.

Feliz Dia dos Pais a todos os pais que são fonte de inspiração e que enriquecem a vida de seus filhos.


Fonte: Terra - Ciência / Viver de Eco