sábado, 6 de agosto de 2011

Nanoímãs contra o câncer e o HIV


Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) trabalham desde 1998 no estudo de Fluido Magnético Biocompatível (FMB), composto por partículas magnéticas de escala nanométrica (1 nanômetro equivale à bilionésima parte do metro). A substância é compatível com o sangue humano e pode auxiliar na condução de drogas que ajudam a combater doenças como Aids e câncer. Até o fim de 2004, serão iniciados testes com animais que sejam portadores de tumor. Na UnB, os estudos reúnem professores e estudantes de graduação e pós dos Institutos de Ciências Biológicas (IB), de Física (IF), além dos cursos de Farmácia e Odontologia.
Com o mesmo nível de salinidade e pH (potencial hidrogeniônico) encontrados na corrente sangüínea, o fluido pode ser administrado, sem problemas, nas veias humanas. No caso do câncer, anticorpos para a célula cancerosa são associados às nanopartículas magnéticas. Injetados na corrente sangüínea, os anticorpos presentes no FMB grudam na célula atingida pelo tumor. Quando o paciente é exposto a um campo magnético externo alternado – área onde a força magnética atua, mudando de direção constantemente –, a partícula presa à célula acompanha o movimento da força, vibrando. Ao vibrar, é criado um atrito que aumenta a temperatura celular, provocando uma citólise (morte da célula). Dessa forma, a magnetotermocitólise - nome completo de processo - elimina todascélulas cancerígenas do corpo humano, sendo mais eficiente que o atual tratamento com cirurgia, radio e quimioterapia.
Em 2003, os pesquisadores conseguiram desenvolver um equipamento que gera o campo magnético de freqüência alternada. Sem ele,pesquisas sempre dependeriam de materiais importados. O aparelho funciona bem e foi testado em animais saudáveis. Foram seis meses de acompanhamento. Os camundongos submetidos aos exames não apresentaram alterações morfológicas prejudiciais. O equipamento já foi até patenteado no Brasil.

ATAQUE VIRAL - O estudo também aponta a possibilidade do fluido reduzir a carga no corpo dos vírus da gripe, da hepatite C e até mesmo o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Acoplados nas nanopartículas, anticorpos específicos para o vírus a ser combatido fazem com que sejam atraídas até o agente invasor e se prendem a ele. O processo seguinte é semelhante a uma hemodiálise: o sangue passa por um tubo equipado, nesse caso, com um ímã, que resgata todaspartículas magnéticas. A carga viral dispersa na corrente sangüínea é retirada junto com os ímãs, "limpando o sangue".
Outra atuação dessa droga magnética é no exame de ressonância. Depois do processo completo de quimioterapia para o tratamento do câncer, é feito um exame de ressonância magnética para conferir se há metástases. Com o método atual, partículas menores que dois milímetros não podem ser vistas. Ao encaixar anticorpos nos componentes do fluido,partículas criam um agente de contraste magnético, sinalizando assimmicrometástases. A técnica de diagnóstico é de alta precisão.
As amostras de FMB utilizadas atualmente pela UnB são produzidas na Universidade Federal de Goiânia (UFG) e pela empresa alemã Berlin Heart. Além dessa parceria, a UnB mantém canal de pesquisa sobre o tema com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. A integração se dá por meio da Rede de Pesquisa em Nanobiotecnologia, que também compreende outras universidades brasileiras.
O Grupo de Interações Biológicas e Biomateriais (Gibb) do Departamento de Genética e Morfologia do IB, liderado pela professora Zulmira Lacava, é responsável por receber o fluido e determinar seus níveis de toxidade e compatibilidade com o organismo. Testes com camundongos permitem saber o caminho que o FMB percorre depois de entrar no corpo e suas possíveis conseqüências para o homem. Em 2004, o Gibb já começou também a analisar a resposta do fluido magnético em células de tumor bucal.
Na Física, o trabalho é feito pelo grupo coordenado pelo professor Paulo César Morais, que faz toda a caracterização magnética do fluido. É nos laboratórios do IF que são mapeadasmedidas de magnetização, cobertura molecular e composição do fluido, informa o professor, que também é vice-coordenador da Rede de Pesquisa em Nanobiotecnologia.

LIPOSSOMO – Além do FMB, outra droga magnética vem sendo estudada pelos pesquisadores. É o magnetolipossomo, formado pela associação de nanopartículas magnéticas a um lipossomo, vesícula muito similar a estruturas celulares. Essa é outra opção para o combate ao câncer. No organismo, o lipossomo pode levar medicamentos anticancerígenos diretamente para a célula cancerígena, não causando agressão às demais células do corpo. Para que os magnetolipossomos cheguem às células certas, eles podem ser atraídos por um ímã colocado em cima do local afetado, externamente ao corpo.
Outra pesquisa desenvolvida nessa linha é o magnetolipossomo fotossensibilizado (à estrutura é acrescentado um corante fotossensível). Indicado para tratamentos de câncer de pele, por exemplo, esse lipossomo fotossensibilizado chega à região onde ficam às células cancerosas e então é aplicado laser no local. O corante ativará o mecanismo de destruição das células doentes.
Além das parcerias acadêmicas, a UnB também ampliou os contatos com empresas da área de biotecnologia. Duas já fazem parte da interação, uma de Brasília e outra de Ribeirão Preto. O objetivo é aplicar comercialmente os resultados dos estudos e disseminar o conhecimento para o benefício de quem precisa.
Fonte: Brasil Medicina

Revelado mecanismo que permite progressão do Câncer


Descoberta pode contribuir para novos tratamentos
Movimento das células cancerígenas é regulado pela proteína RasGRF
O mecanismo molecular que favorece a deslocação das células cancerígenas foi desvendado por investigadores britânicos e espanhóis. A descoberta, publicada na revista "Nature Cell Biology", explica o funcionamento das metástases do câncer ao demonstrar que o movimento das células cancerígenas é regulado pela proteína RasGRF, cuja ausência provoca um aumento da capacidade invasiva das células.
De acordo com esta investigação realizada por cientistas do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia da Cantábria(IBBTEC), em Espanha, com a colaboração do Instituto de Investigação contra o Câncer de Londres no Reino Unido, quando os níveis dessa proteína descem, o movimento das células cancerígenas torna-se mais rápido e eficaz ao ultrapassar obstáculos, como macromoléculas e outros pequenos espaços que podem surgir na área extracelular.
A equipe de Piero Crespo, do IBBTEC, identificou ainda que é essa mesma proteína que modula a mudança de movimento das células cancerígenas, já que, quando está presente em altos níveis, as funções da enzima Cdc42 são inibidas e as células mantêm o seu movimento normal.
Por outro lado, quando a RasGRF não está presente, a enzima Cdc42 fica hiperativa e muda o tipo de movimento das células.
Os investigadores frisaram ainda que ao ser revelado o mecanismo molecular que regula a capacidade invasiva de um tumor tão agressivo e difícil de tratar como o melanoma, abrem-te também portas para que no futuro se possam desenvolver “novos medicamentos moleculares para tratar este tipo de tumores”.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mitocôndrias e bactérias podem ter passado comum


Estudo ajuda a explicar a evolução dos organismos
Mitocôndrias terão derivado de bactérias
Mitocôndrias teriam derivado de bactérias
As mitrocôndias e as bactérias marinhas SAR11 podem ter um ancestral comum, de acordo com investigadores americanos que encontraram fortes indícios da relação entre o elemento celular e o grupo de micro-organismos mais abundante na Terra. Trata-se de uma descoberta que dá novas pistas de como os organismos simples evoluíram para outros mais complexos.

Os investigadores das universidades de Oregon e do Havaí compararam os genomas mitocondriais de diversos subgrupos de eucariontes - seres vivos formados por células com uma membrana que separa o citoplasma do núcleo - e genomas de cadeias isoladas de bactérias SAR11 e, com a ajuda de programas de computadores, fizeram uma análise filogenética e completa de ambos os códigos genéticos.

A equipa acredita que há bilhões de anos algumas bactérias viram-se “obrigadas" a viver dentro de outro organismo, ao perderem a capacidade para realizar a fotossíntese, conservando, porém, a sua cadeia respiratória. Englobadas por outra célula, poderiam fornecer energia e receber nutrientes, o que desencadeou um processo que resultou no que hoje se designa por mitocôndrias.

O aparecimento das mitrocôndias, presentes em organismos eucariontes e responsáveis por abastecer as células com energia, foi determinante para a vida complexa, pois foi a partir da organização do núcleo e das mitocôndrias que os organismos puderam começar a acumular genes.

A electro-recepção permite capacidade cartográfica a mamíferos


Golfinho tem capacidades idênticas a ornitorrincos.
A electro-recepção permite capacidade cartográfica a mamíferos

A eletro-recepção permite ao golfinho detectar pequenos campos elétricos emitidos pelas suas potenciais presas, segundo revelou um estudo alemão levado a cabo sobre um espécime em cativeiro. O estudo foi recentemente publicado na Proceedings of the Royal Society B.

Já se conheciam os cinco sentidos deste mamífero: a vista, o toque, a audição, o paladar e a ecolocalização (capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos), em substituição do olfato. Esta última característica permite-lhe, tal como aos morcegos, servir-se do eco do seu grito utrassónico para cartografar o seu meio envolvente.

O sistema nervoso olfativo destes animais desapareceu, mas uma equipe de investigadores alemães acabou de mostrar que o golfinho da Guiana francesa dispõe de um sexto sentido – a electro-recepção –, dotando-o de capacidade de conseguir captar objetos que libertam um campo elétrico, tal como a grande parte dos seres vivos.

Quando um dos dois golfinhos da Guiana do Dolphinarium de Münster morreu, os biólogos procederam à sua autopsia e decidiram estudar suas “criptas vibrissais”, uma espécie de bigode ao redor do nariz. Enquanto dissecavam o animal, não encontraram nenhum pêlo debaixo da pele, mas uma espécie de muco semelhante ao dos ornitorrincos. Esta substância confere aos mamíferos ovovíparos um sistema de eletro-recepção bastante desenvolvido.

A equipe do Dolphinarium d'Allwetterzoo Münster seguiu a pista e, após uma série de testes efetuados, observaram se o Paco (o segundo espécime ainda vivo) conseguia detectar pequenos campos elétricos. A experiência foi bem-sucedida, mas quando decidiram isolar parcialmente a cabeça do animal, perceberam que a sensibilidade de captação desaparecera.

A conclusão aponta para o convincente papel das criptas vibrissais como importantes na detecção de estímulos elétricos. Sendo assim, o golfinho é o primeiro animal que não põe ovos a ser dotado desta capacidade.

Contudo, a eletro-recepção é ainda um sentido muito primitivo. A lampreia, um dos peixes mais arcaicos, possui esta capacidade, por exemplo. O tubarão, sendo quase cego, é também dotado deste sentido para poder caçar, assim como outros seres vivos privados de outras habilidades. Esta capacidade faz do golfinho da Guiana uma espécie privilegiada.



Fonte: Ciência Hoje

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Descobertas sétima e oitavas bases do DNA

Quantas bases tem o DNA?

Durante décadas, os cientistas consideraram que o DNA é composto por quatro unidades básicas - adenina, guanina, timina e citosina.Essas quatro bases são ensinadas nas escolas e nos livros de ciência e formaram a base do conhecimento crescente sobre como os genes codificam a vida.
No entanto, em 2010, eles expandiram essa lista de 4 para 6.
Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram as sétima e oitava bases do DNA.




Cientistas descobrem sétima e oitava bases do DNA
Como as novas bases do DNA representam um estado intermediário no processo de demetilação, elas podem ser importantes para a reprogramação celular e para o câncer, já que os dois envolvem a desmetilação do DNA.[Imagem: Human Genome Project]

Novas bases do DNA

As duas bases mais "novas" do DNA são 5-formilcitosina e 5-carboxilcitosina.
Elas são na verdade versões da citosina que foram modificadas por proteínas Tet, entidades moleculares que se acredita terem um papel importante na demetilação (ou desmetilação) do DNA e na reprogramação das células-tronco.
Assim, a descoberta pode trazer avanços para a pesquisa com células-tronco, dando um vislumbre das mudanças no DNA - como a remoção de grupos químicos através da demetilação - que poderiam reprogramar células adultas para fazê-las agir como células-tronco.
"Antes que possamos compreender a magnitude desta descoberta, temos que descobrir a função dessas novas bases," disse Yi Zhang, autor principal do estudo.
"Como essas bases representam um estado intermediário no processo de demetilação, elas podem ser importantes para a reprogramação celular e para o câncer, já que os dois envolvem a desmetilação do DNA."

Precisão do experimento

Já se sabe bastante sobre a quinta base, a 5-metilcitosina. Esta metilação está associada com o silenciamento genético, uma vez que ela faz a dupla hélice do DNA dobrar-se ainda mais apertado sobre si mesma.
No ano passado, o grupo de Zhang descobriu que as proteínas Tet podem converter a 5-metilC (a quinta base) em 5-hidroximetilC (a sexta base do DNA) no primeiro de uma reação de quatro passos, trazendo de volta a tradicional citosina.
Mas, por mais que tentassem, os pesquisadores não conseguiram continuar a reação para atingir as sétima e oitava bases, agora chamadas 5-formilC e 5-carboxiC.
O problema, eles finalmente descobriram, não era que a Tet não estava dando os segundo e terceiro passos, mas que seu experimento não era sensível o suficiente para detectá-los.
Assim que perceberam as limitações do ensaio, eles reprojetaram o experimento e, de fato, foram capazes de detectar as duas novas bases do DNA.

Fonte: Diário da Saúde

domingo, 31 de julho de 2011

Curiosidades da Biologia

Dia Nacional do Biólogo : 3 de Setembro
Cor da Profissão : Azul
Pedra da Profissão : Água Marinha
Juramento Oficial do Biólogo :

"Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz"

A imagem símbolo da Biologia (acima) significa: "O óvulo estilizado, sendo fecundado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde "

Promoção: Dog, nosso novo mascote! Prazo Extendido!!!




Olá Pessoal!
Terminei uma parte do layout do site e estou criando uma super promoção para comemorar o meu novo blog.
Como devem ter reparado temos um novo mascote, o Dog, que se localiza na parte inferior do menu lateral direito >>>>
Ele é interativo, porém ele foi adotado agora e ainda não tem um nome. Por isso estou pedindo a ajuda de vocês. E é claro que em troca darei algo, para agradecer.
O sorteio será feito em 2 fases: sorteio e enquete.

Os prêmios serão:
  • 1 livro Marley & Eu + 1 livro A Cabana para o 1° colocado
  • 1 livro O Sìmbolo Perdido para o 2° colocado
  • 1 livro Marley & Eu para o 3° colocado

REGULAMENTO

A primeira fase da promoção (sorteio) vai até 18/09 (DOMINGO), às 23h59.
O resultado da primeira fase será divulgado aqui no blog no dia 19/09 (SEGUNDA).
Serão classificados para a segunda fase (enquete) os 3 participantes sorteados pelo site Random.org.
A segunda fase será do dia 19/09 (SEGUNDA), às 23h59 até o dia 30/09 (SEXTA) e os 1° e 2° colocados terão 3 dias para responder ao e-mail de confirmação dos dados.
Caso o 1° colocado não reclame o prêmio em até 3 dias o prêmio irá para o 2° colocado e o prêmio do 2° colocado vai para o 3° e assim vai.

1- Residir no Brasil e seguir publicamente o blog Diário de um Biólogo por Hugo Olavo. Se ainda não é seguidor, clique no botão Participar deste site, no menu lateral direito >>>
2- Comente neste post:

Eu vou ganhar o livro "A Cabana", "Marley & Eu" e "O Símbolo Perdido" que o Diário de um Biólogo vai sortear!

3- Preencha o seguinte o FORMULÁRIO.


Pontos Extras!
I) Comentar em qualquer post do blog [+1]
II) Divulgar nosso banner no seu blog [+1] - O Código está no final do post
III) Divulgar nas redes sociais - Twitter, Orkut, Facebook [+1 para cada participação]

DIVULGAÇÃO PARA Twitter, Orkut e Facebook:

#Promoçao: Participe e concorra aos livros A Cabana, Marley e Eu e O Símbolo Perdido que @hugoolavo está sorteando no http://t.co/gtTtnCG


OBSERVAÇÕES

A- O cumprimento de todas as regras será verificado.
B- O sorteio será realizado pelo site Random.org depois da meia-noite do dia 15/08.
C- Os ganhadores da 2a fase serão notificados por e-mail e terá 72h (3 dias) para responder informando os dados para entrega, ou será feito um novo sorteio.
D- Todos terão várias chances de ganhar, basta que a cada nova divulgação, preencham o formulário mais uma vez.
E- No Orkut e no Facebook, divulgar apenas uma vez a frase e o banner.
F- No Twitter, divulgar até 02 vezes por dia.

Boa Sorte a todos!


Código do Banner! Crie um gadget HTML/Java Script



Por Hugo Olavo