sábado, 13 de agosto de 2011

Nasa capta imagem impressionante de Erupção Solar

Estima-se que existam atualmente 1.500 vulcões ativos no mundo. Esse dado apesar de expressivo não é impactante para ninguém, afinal, que vulcões entram em erupção todos já sabem. Mas na última terça, 7 de Junho, a Nasa registrou o momento exato da ocorrência de uma erupção solar. Isso mesmo, a imagem pode parecer impressionante, mas essas explosões ocorrem com frequência no nosso sistema.



Esse fenômeno acontece na superfície do sol e é causado por uma mudança repentina no seu campo magnético. A atividade pode causar altos níveis de radiação no espaço, e até atingir a terra. Mas neste caso específico, a erupção foi de médio porte e não provocou nenhum impacto significativo sobre o nosso planeta.
A Nasa informou ainda que essa explosão criou uma grande nuvem, chegando quase acobrir a metade da superficie do sol. Segundo o Serviço Nacional de Meterologia dos Estados Unidos, as consequências da erupção foram leves e em poucos dias os satélites e redes de energia voltaram ao seu normal.
Em fevereiro de 2011 o mundo constatou a maior erupção solar dos últimos 4 anos. A explosão interrompeu as transmissões de rádio na China e ainda danificou alguns satélites eredes de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.