segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Elefante emite sons semelhantes a palavras em coreano, diz estudo

Mamífero de zoo da Coreia do Sul consegue 'falar' ao menos 5 palavras.
Convivência em excesso com humanos pode ter influenciado animal.


Veja o vídeo aqui
Um exemplar de elefante-asiático chamado Koshik consegue imitar a fala humana ao pronunciar palavras em coreano, que podem ser facilmente compreendidas por aqueles que conhecem o idioma.

O vocabulário do mamífero consiste exatamente em cinco palavras, segundo relato de pesquisadores da Áustria, Coreia do Sul e Sri Lanka publicado nesta quinta-feira (1º) na revista científica “Current Biology”.

De acordo com os cientistas, o elefante é capaz de reproduzir as palavras annyong (olá), anja(sentar), aniya (não), nuo (deitar) e choah (bom). Sua habilidade com a linguagem pode fornecer dados importantes sobre a evolução do aprendizado vocal, fundamental para o discurso e canto humanos.

Convivência
A investigação científica revela que o elefante Koshik é capaz de combinar dois padrões diferentes de timbre e tom de voz, imitando, com precisão, falas de seus treinadores.

Os estudiosos conseguiram comprovar que o elefante emitia sons parecidos com palavras em coreano com a ajuda de falantes nativos. Apesar de pronunciar tais sons, o elefante não entende o que fala, diz a pesquisa.

Foto mostra os pesquisadores coletando sons do elefante Koshik no zoológico Everland, na Coreia do Sul (Foto: Divulgação/Current Biology)
Foto mostra os pesquisadores coletando sons do elefante Koshik no zoológico Everland, na Coreia do Sul (Foto: Divulgação/Current Biology)

Ainda não está claro como Koshik adotou tal comportamento, mas os cientistas trabalham com a hipótese de que sua criação em um zoológico e convívio apenas com humanos tenha facilitado o desenvolvimento deste comportamento.

Apesar dos elefantes não terem lábios, possuem uma grande laringe capaz de produzir sons graves, o que possibilita a imitação dos sons humanos. Há relatos de elefantes-africanos e asiáticos que conseguem reproduzir o barulho de motores ou ainda emitir sons que lembram os idiomas russo e cazaque (língua oficial do Cazaquistão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.